Palmipé | Serviços de Podologia e Produtos Ortopédicos Desde 1983

Podologia para mãos: existe e se chama quirodatilogia

Unha da mão encravada e doente também existe e pode precisar do auxílio da podologia, que nesse caso ganha um outro nome. Saiba mais sobre essa especialidade

Podólogo cuida da mão? Você pode já ter precisado e até usado serviços de quirodatilogia sem sequer saber esse palavrão caso tenha procurado por atendimento de podologia para as unhas ou pele das mãos. A “podologia para mãos” pode cuidar de problemas que vão de unha da mão encravada a prevenção e cuidado de patologias dos dedos, mãos, punhos e antebraço.
A história da quirodatilogia é recente, mas o podólogo que cuida da mão presta serviços há bastante tempo e sua importância tem aumentado significativamente com o uso massivo de aparelhos eletrônicos como computadores e seu impacto na anatomia dos membros superiores.

Unha da mão encravada: causas e tratamentos
A unha da mão encravada é tão ou mais dolorida e incômoda quanto a unha encravada nos pés e suas causas podem ser diversas, como:
Hábito de roer as unhas
Trauma na unha (como uma batida)
Reação adversa a medicamentos
Problemas de circulação
Alguns tipos de quimioterapia
Para definir o plano de tratamento é necessário antes de qualquer coisa saber qual é a causa da unha encravada na mão, que tende a inflamar muito e causar bastante dor.
Alguns dos protocolos comuns de tratamento são medicações que diminuem a inflamação e dor, antibióticos caso se transforme em uma infecção, corte adequado das unhas e até mesmo cirurgia – recurso mais utilizado quando o quadro já se tornou um problema crônico.

Como evitar unha encravada na mão
Uma das maneiras mais eficazes de evitar a unha encravada na mão é não roer as unhas e fazer o corte em formato adequado das unhas das mãos.

Quirodatilogia contra dores crônicas
Quem também pode se beneficiar – e muito – do serviço de quirodatilogia são as pessoas que sofrem com problemas crônicos de pele, ossos e articulações, como artrite, artrose, artrite psoriática, entre outros.
Pessoas que realizam certos tratamentos de saúde ou passam por cirurgias como mastectomia, podem também ter os movimentos dos membros superiores comprometidos e, portanto, devem procurar o serviço de quirodatilogia, para lidar com isso e com possíveis neuropatias periféricas causadas pela cirurgia ou pelos tratamentos de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
Isso porque essas condições, além de causar dor e desconforto, podem também causar alterações na pele, na circulação e até mesmo nas unhas – o que pode piorar o quadro geral e afetar diretamente a qualidade de vida dessas pessoas.

Quirodatilogia não é fisioterapia
É importante reforçar que a quirodatilogia não funciona como fisioterapia para as condições listadas acima, mas é, sim, parte relevante de uma equipe multidisciplinar que atua na manutenção da saúde e bem-estar dos membros superiores – em especial dos punhos, dedos, pele e unhas.
Muitas vezes é a profissional de podologia especializada em quirodatilogia que reconhece alguns problemas e pode fazer o encaminhamento para o profissional adequado, como dermatologista, neurologista e fisioterapeuta.

Quando buscar a “podologia para mãos”
Quando perceber alterações nas unhas – especialmente se forem dolorosas ou tiver problema recorrente de unha encravada nas mãos é recomendado procurar esse serviço, para evitar que esses problemas de ordem menor se tornem patologias mais graves, como infecções.
Vale lembrar também que a quirodatilogia não é uma manicure mais chique ou mais cara. Quem presta esse serviço é uma profissional da área da saúde e, portanto, a prioridade de quem oferece esse tipo de atendimento é a saúde e o bem-estar por meio da higiene e cuidados das mãos, não a estética das unhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *